Resultado processo seletivo – Projeto de desenvolvimento sustentável no Quilombo de João Surá

Olá,

O Coletivo Soylocoporti vem por meio deste comunicar aos participantes do processo seletivo, comunidade e demais interessados, o resultado da SELEÇÃO do projeto de desenvolvimento sustentável no Quilombo de João Surá. Aos bolsistas e voluntários selecionados, cabe agora, confirmação de interesse ao Coletivo Soylocoporti, por intermédio do e-mail proj_joaosura@soylocoporti.org.br. Portanto, aguardamos confirmação dos bolsistas e voluntários selecionados com urgência! O lançamento oficial do projeto se dará no dia 27 de Novembro de 2008, as 14h00, no Centro de Convenções de Curitiba (Rua Barão do Rio Branco, 370, Curitiba -Pr). A presença é obrigatória a todos os postulantes do projeto! Aos participantes da entrevista, que acharem necessário,  caberá recurso ao mesmo e-mail citado acima, com justificativa objetiva e sintética nos moldes dos 5 critérios utilizados, até as 23h00 do dia 27 de Novembro de 2008.

Selecionados Notas de 1 a 5 Resultado
Ceusnei Simão 4,6 Bolsista
Andréia Oliveira Sancho Cambuy 4,4 Bolsista
Gustavo Guedes de Castro 4,2 Bolsista
Mailane Junkes Raizer da Cruz 4 Bolsista
Angélica Varejão 4 Bolsista
Gheysa Marques 3 Bolsista
Michelle Galves Galdeano 2,8 Bolsista
Fábio Henrique Nunes 2,6 Voluntário
Lorenzo Castanhari 2,6 Voluntário
Guilber Luiz Wistuba 2,4 Voluntário
André Luís Knapik 2,4 Voluntário
Ana Carolina Richter 2,4 Voluntário
Claudio Bueno 0 Eliminado

Os critérios de seleção (1 a 5) foram os seguintes: 1. Envolvimento com a comunidade / ou outras comunidades tradicionais; 2. Conhecimento em Agroecologia; 3. Tempo disponível; 4. Experiência como educador / articulador / empreendedor; 5. Diferencial no grupo;

Atenciosamente,

Coletivo Soylocoporti
(41) 3092-0463

Você já conhece o projeto ? Então confira abaixo!!!

Desenvolvimento Sustentável na Comunidade Quilombola João Sura


DESCRIÇÃO DO PROJETO

Dar continuidade a um projeto de extensão que já existe há dois anos e meio, realizado pelo coletivo Soylocoporti e por alunos da UFPR na Comunidade Quilombola de João Surá, que está localizada em uma das regiões com um dos menores IDH do Estado. Esse antigo projeto teve maior crescimento na parceria realizada a partir de dezembro de 2007 entre o Soylocoporti e a ELETROSUL no projeto “Inclusão Digital e Cultura no Quilombo João Surá”. Nesse projeto, que está em andamento, foi viabilizado o acesso à internet para a comunidade e os moradores têm sido inseridos no mundo digital. Isso através de aulas e acompanhamento pedagógico, tendo por pressuposto a filosofia do software livre.
Com a experiência adquirida e tendo a confiança da comunidade no grupo, propõe-se um projeto que visa auxiliar no desenvolvimento sustentável da comunidade quilombola, através do beneficiamento de cana-de-açúcar e mandioca. Isso em parceria com outras organizações, professores pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como contando com alguns profissionais de diversas áreas do saber.
Respeitando o ritmo próprio da comunidade e a riqueza de sua identidade cultural, propõe-se um projeto para viabilizar a produção e distribuição de produtos com uma marca própria, tendo por base os princípios da Economia Solidaria. Partindo de um trabalho em uma rede colaborativa e interdisciplinar, propõe-se um trabalho conjunto de extensão, pesquisa e ensino visando o desenvolvimento sustentável da comunidade através da comercialização de seus produtos, aumento da renda dos moradores e baseando-se em princípios democráticos de gestão e sustentáveis do ponto de vista ecológico.

PROBLEMA E JUSTIFICATIVA

No Brasil são inúmeras as comunidades remanescentes de quilombos, algumas mais e outras menos organizadas na luta pelo direito à terra e à dignidade, visando manter vivas as características culturais desse grupo. Entre elas está a comunidade Quilombola de João Surá, que no ano de 2005 foi reconhecida como Remanescente Quilombola, localizando-se no Vale do Ribeira Paranaense, aproximadamente 60 Km da sede do município de Adrianópolis e nas proximidades da confluência dos rios Pardo e Ribeira, região onde encontram-se os menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado do Paraná.
Já no começo de 2008 o Coletivo Soylocoporti teve aprovado em edital público realizado pela ELETROSUL, o projeto intitulado “Inclusão Digital e Cultura no Quilombo de João Surá”, que conta com a parceria da Universidade Federal do Paraná e busca favorecer o acesso à informação, ao conhecimento e à inclusão digital.
Na comunidade já é realizado o beneficiamento da cana-de-açúcar e da mandioca, pois o consumo de farinha de mandioca, polvilho, melado e rapadura é freqüente, estando estes produtos inseridos em várias preparações. Há preparações típicas da região, a exemplo da taiada, vaca atolada, bento-ruivo, apressada, beiju, chá de milho e amendoim, doce e salada de mamão, lingüiça, cará com chá, arrocho forte, mocotó que também podem ser comercializados.
O projeto tem o intuito de promover o empreendedorismo social já existente na região, promovendo maior articulação entre a CRESOL – Cooperativa de crédito solidário de Adrianópolis, Associação de Moradores do Quilombo de João Surá e seus consumidores finais. Tendo em vista as carências já apontadas existentes na comunidade e o trabalho em rede dos grupos envolvidos no projeto, esse trabalho justifica-se pela viabilidade econômico-financeira da comercialização dos produtos elaborados a partir do beneficiamento dos alimentos. Especialmente pelo fato do maior valor agregado que tais produtos vem conquistando no mercado, através da busca da sociedade por produtos agroecológicos.

Objetivo Geral:

Contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade quilombola João Surá, buscando o aumento de renda de seus moradores através da comercialização dos seus produtos, tendo por base princípios da agroecologia e da economia solidaria. Visa assim a manutenção da cultura quilombola e a redução do êxodo da comunidade.

Objetivos Específicos:

– Construção de uma casa de beneficiamento de alimentos e um espaço para a produção de doces artesanais e criação de uma marca para os produtos da comunidade João Sura;

– Planejar site para a promoção dos produtos fabricados na comunidade e região;

– Inserção dos produtos de Adrianópolis no mercado e articulação entre produtores da região e seus consumidores;

– Auxiliar na confecção do plano de negócios (catalogar fornecedores, associados, portfólio de produtos etc), gestão e execução de todas as etapas do projeto;

– Auxiliar na adequação às exigências legais dos empreendimentos, seguindo normas sanitárias que permitam a comercialização destes produtos.

Tags: , , , ,

5 Responses to “Resultado processo seletivo – Projeto de desenvolvimento sustentável no Quilombo de João Surá”

  1. Então galera! E agora a melhor notícia de todas: Todos os bolsistas e voluntários foram premiados com um ultra-exclusivo “Blog no Soyloco”!

    Bora escrever sobre essas experiências que serão muito importantes pra formação de todo mundo!

  2. Andrea Duarte disse:

    O incentivo ao desenvolvimento e adequaçao das pessoas que ali residem e necessitam de reconhecimento é de suma importancia para futuras geraçoes, porem, o reconhecimento nao deve ficar apenas no papel ou so entre eles, mas que os governos: municipal, estadual e federal, possa dar o apoio fundamental nao para dar o peixe mas as ferramentas necessarias para que possam pescar e sobreviver de seus trabalhos.
    E que a audiencia publica realizada neste dia possa vir a surtir efeito a toda a nossa regiao.

  3. Louise disse:

    Palmas pela existência do projeto, que é necessário em várias partes do país.

  4. Adriano Gonçalves disse:

    É muito interessante.

  5. Ana Carol disse:

    EiA!

    Gratidão eterna e profunda, principalmente a Angel e ao Gutti, que não deixaram toda a experiencia adquirida na extensão da UFPR morrer à margem.

    Parabéns a todos que contribuem!

Leave a Reply