Blog do Kuai Tema no ar

Soyloquianos e soyloquianas,

o blog do nosso projeto Kuai Tema já está no ar. Lá é possível ficar a par de tudo o que acontece no Pontão, desde a articulação com os Pontos de Cultura, passando pelas reportagens e andamento dos trabalhos. Além disso, é fundamental que os associados, além de acompanharem, sugiram e participem da construção dessa iniciativa.

É claro que o blog ainda não está do jeito que queremos, mas devagar se vai longe. Abaixo um gostinho do que vcs encontrarão. Visitem-nos

Kuai Tema – Integração pela liberdade

O Kuai Tema é fruto do trabalho da associação civil Coletivo Soylocoporti, que tem a questão cultural como uma de suas prioridades. Dessa forma, a entidade candidatou-se como Pontão de Cultura principalmente pelo reconhecimento da necessidade de articulação, integração, documentação de suas ações e capacitação dos pontos de cultura já existentes no Paraná. Entende-se que a rede de Pontos presente hoje no estado deve ser potencializada, de modo a ampliar o alcance e o impacto de suas ações sobre as comunidades envolvidas. Além disso há a chance de fomentar a criação de novos pontos de cultura em Curitiba e de difundir os projetos realizados pelo Soylocoporti e entidades parceiras.

Sendo assim, o objetivo central é articular os Pontos de Cultura, documentar sua atuação, capacitá-los e integrá-los por meio de ferramentas de comunicação baseadas em software livre. De acordo com o Ipso, são cerca de 21 Pontos de Cultura no Paraná e mais de trinta mil pessoas que recebem os benefícios diretos ou indiretos da atuação dos pontos nas comunidades.

Após os trabalhos do Pontão, que tem a duração de um ano com possibilidade de prorrogação por mais doze meses, pretende-se deixar uma rede de comunicação articulada entre os pontos de cultura, sendo estes capazes de avaliar a sua atuação na sociedade e criar espaços de articulação própria, reconhecendo a integração como importante para sua sobrevivência.

Além disso, os instrumentos de comunicação criados no período de execução do Pontão terão um regimento público para o seu uso e mantenimento, não sendo desfeitos ao final do projeto KUAI TEMA. Os Pontos terão, portanto, ferramentas de comunicação a seu dispor e pessoal treinado para seguir produzindo conteúdo – ganhando, assim, soberania e garantindo sua auto-organização por meio da rede.

Tags: , , ,

2 Responses to “Blog do Kuai Tema no ar”

  1. Érico. disse:

    Muito bom soyloquianos!!
    Viva o Soylocoporti.
    Viva o Kuai Tema e os pontos de cultura do Paraná!!!!

  2. jpmehl disse:

    Muito massa galera, quero ver este blog bombar!

Leave a Reply