O Coletivo Soylocoporti participou de ato pela Democratização da Comunicação, Revisão das concessões de Rádio e TV bem como pela convocação da Conferência Estadual e Nacional de Comunicação. A intervenção se deu em cerimônia do Ministério das Comunicações, no Auditório da Universidade Técnológica Federal do Paraná (UTFPR), na Assinatura dos termos de consignação dos Canais do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) com as Emissoras de Rádio e Televisão da cidade de Curitiba, no dia 22 de Outubro de 2008.
O evento estava lotado de “autoridades”. Todos os concessionários de televisão do Paraná estavam presentes. O público era todo composto pelo empresariado. Apesar das dificuldades, conseguimos entrar no Auditório da cerimônia e logo ocupamos as duas fileiras da frente. Após a assinatura dos termos de consignação, o Ministro HC iniciou seu discurso, e de pronto abrimos nossa faixa reivindicando “Democratização da Comunicação Já! Porque a Comunicação é um Direito Humano!”. Parecíamos seres invisíveis e despresíveis naquele ambiente. Mas eis que o Sr. Ministro HC, de frente para o seu público de empresários, se apropriou das bandeiras dos movimentos sociais, afirmando ser “fundamental a realização das Conferências de Comunicação e da importância da participação da Sociedade”, mas que a mesma “não dependia do Executivo e que deveria ser convocado pelo Legislativo” – posição equivocada, que destinaria carater Não deliberativo as conferências pelo Brasil a fora! Impressionante o cinismo do Ministro. Dizer em platéia aliada que a sociedade deve coordenar o processo das rádios e televisões, quando na prática exclui a sociedade civil organizada, movimentos sociais da comunicação, nos furtando de um direito fundamental: “porque a comunicação é um direito humano!”, é puara demagogia!!!
Por fim, não poderíamos deixar de comentar o papel vergonhoso desempenhado pela mídia local Curitibana: Pipocou em todos os noticiários locais a realização de tal cerimônia e do suposto “fato histórico” para o estado, mas tampouco citaram os questionamentos da manifestação. O interesse privado/comercial das concessionárias, é um grande perigo para o estado de direito e para democracia brasileira.
Para revermos tais distorções da mídia, convidamos a todos cidadãos, membros de organizações de classe, movimentos sociais, a participarem da Semana de Democratização da Comunicação em Curitiba, dos dias 20 a 28 de Outubro.
Como ajudar ?
20 a 27 de Outubro: Coleta de assinaturas para o abaixo-assinado pela convocação da Conferência Nacional de Comunicação em faculdades, escolas e etc.
25 de Outubro, 11h: Video-cabine na Boca Maldita – Conversa com a População e gravação de depoimentos de populares e representantes dos movimentos sociais sobre temas relacionados.
28 de Outubro, 09h: Audiência pública pela convocação da Conferência Nacional de Comunicação na Assembléia Legislativa do Paraná.
Confiram a programção completa abaixo!
Tags: ato, comunicação, concessões, conferência nacional de comunicação, conferência paranaense de comunicação, democratização da comunicação
Muito bom moçada de luta! Chegamos ao Governo Federal com a eleição do Presidente Lula, agora é hora de pressionar para conquistarmos nossas lutas históricas!
Pela democratização da comunicação já!
É preciso pensar, desde já, na semana de democratização de Curitiba pra 2009!!
Fazer uma atividade mais abrangente e com muito mais mobilização!