Hoje, 25 de março, é o Dia da Liberdade dos Documentos (DFD – Document Freedom Day), um evento global para libertação de documento. É um dia de atividades de base ao redor do mundo com o objetivo de promover e desenvolver a consciência da relevância dos formatos de documento livres em particular e dos padrões abertos em geral.
“Estamos orgulhosos de apoiar este esforço global para incentivar o intercâmbio aberto e inclusivo de informações”, disse Marino Marcich, Diretor Geral do OpenDocument Format Alliance. “Liberdade dos Documentos significa criar, trocar, e preservar seus documentos eletrônicos sem ter de comprar software de um determinado fornecedor.”
Esse é o segundo DFD a ser celebrado, depois uma bem-sucedida edição em 2008. A questão da liberdade dos documentos desdobra-se em muitas outras: liberdade de escolha, concorrência e soberania nacional. Alexandre Oliva da Fundação Software Livre América Latina (FSFLA) comenta: “Quando você salvar os seus documentos usando um formato Padrão Aberto e Livre como o ODF, você também está salvando seu próprio futuro, garantindo a sua contínua capacidade de acessar, decodificar e converter os seus conteúdos.”
Fontes: www.broffice.org e www.documentfreedom.org
Tags: copy left, dia da liberdade dos documentos, software livre