Atividades do Soylocoporti em João Surá

No Brasil, existem inúmeras comunidades remanescentes de quilombos, algumas mais e outras menos organizadas na luta pelo direito à terra e à dignidade, para que possam manter vivas as suas características culturais tradicionais. Entre elas está a Comunidade Quilombola de João Surá, que no ano de 2005 foi reconhecida como Remanescente Quilombola. Localizada no Vale do Ribeira Paranaense, aproximadamente a 60 Km da sede do município de Adrianópolis, encontra-se nas proximidades da confluência dos rios Pardo e Ribeira, região com um dos menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado do Paraná.

Já no começo de 2007 o Coletivo Soylocoporti iniciou atividades junto à comunidade Quilombola de João Sura, tendo atuando no registro audiovisual das tradições e costumes locais através da parceria com o projeto ENEC – Estágio Nacional de Extensão Comunitária da UFPR. Logo em seguida tivemos aprovado em edital público realizado pela Eletrosul o projeto intitulado “Inclusão Digital e Cultura no Quilombo de João Surá”, em que buscou-se favorecer o acesso à informação e ao conhecimento por meio da inclusão digital. Cabe ressaltar que a comunidade de João Surá até hoje não possui telefonia pública ou particular instalada. Nesse projeto foi viabilizado o acesso à internet com acompanhamento pedagógico, tendo por pressuposto a filosofia do software livre.

Com a experiência adquirida e tendo a confiança da comunidade no grupo, o Coletivo Soylocoporti teve aprovado o projeto “Sustentabilidade na Comunidade Quilombola de João Surá”. O objetivo é auxiliar a sustentabilidade da comunidade através do beneficiamento de produtos como a cana-de-açúcar e mandioca sob a perspectiva da economia solidária. O projeto prevê parcerias com outras organizações, professores pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como alguns profissionais de diversas áreas do saber.

Tags: , , ,

Leave a Reply