Parte do coletivo Soylocoporti

Cultura, comunicação e integração latino-americana

sábado, 28 de março de 2009

Música para baixar

, , , ,

Economia da cultura, direito autoral e formas alternativas e sustentáveis de produzir arte estão no centro do debate que ocorre no dia 24 de abril, na APP – Sindicato. Organizado pela Comissão Paranaense Pró-Conferência, Abraço, Associação Software Livre e Pontão de Cultura Minuano, o evento Música Para Baixar se propõe a refletir sobre diversos aspectos, como distribuição dos produtos culturais, preço justo, produção cultural, consumo consciente, espaço das mulheres na cultura e software livre.

A articulação, surgida durante o último Fórum Social Mundial, será lançada oficialmente em junho, na cidade de Porto Alegre, com o nome de Fórum Música Para Baixar (FMPB). O objetivo central é promover debates, oficinas e manifestações que difundam a cultura livre.

O movimento propõe a busca de formas mais democráticas de produção e distribuição de produtos culturais. Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Discos, a venda de fonogramas digitais via internet no mundo cresceu 40% em 2007, movimentando US$ 2,9 bilhões e alcançando cerca de 15% do mercado. No Brasil houve crescimento de 157% no mesmo ano, com arrecadação de R$ 24,5 milhões, conquistando 8% do mercado nacional.

“Para avançarmos, precisamos debater a perseguição às rádios comunitárias, a utilização do creative commons [licença que flexibiliza a gestão dos direitos autorais], a geração de renda e a sustentabilidade dos agentes culturais e a internet como plataforma base”, avalia o compositor Richard Serraria. “A principal questão é pensar de maneira crítica a indústria fonográfica, o monopólio da mídia de massa, o cerceamento da internet. A idéia é lançar o FMPB para pensar a música, a economia da cultura e da criatividade dentro desse contexto”, defende Serraria.

O FMPB acontecerá como parte do Fórum Internacional Software Livre (FISL), que está na sua 10ª edição. O evento visa conectar diversas áreas relacionadas como: cinema, vídeo, música, arte, tecnologia e comunicação colaborativa.

Debate Música Para Baixar em Curitiba – Dia 24/04, às 19h00.

Salão nobre da APP Sindicato (Galeria Asa, 14º andar).

Se interessou?

share save 171 16 Música para baixar
3 comentários em “Música para baixar”
  1. Debate fundamental! Temos que discutir isso e nos aprofundar. É a cultura livre e para baixar

  2. Valeu o debate, devemos aproveitar a Conferência de Comunicação e avançar mais e mais nessa discussão – Porreta !

  3. Bacana Augusto! Também gostei. Vamos trabalhando para que aprofundemos cada vez mais esse debate. Abração!

Deixe um comentário





Blog integrante da rede Soylocoporti