Histórico do Portal Soylocoporti

Por Marco Amarelo

primeiro_site-soyloco

Primeira versão do site do Soylocoporti. Estático e com pouca interatividade. Nessa época, o site era usado para divulgar a idéia inicial que formou o atual coletivo.

O site do Soylocoporti nasceu de páginas html estáticas em 2005, que tinham pouca interatividade e que era fruto da pouca criatividade para as artes visuais do programador Marco Antônio (o Amarelo). Por isso, o site tinha um desenho, digamos assim, original.

Depois, para dar um pouco mais de interatividade, o Soylocoporti passou a ser um wiki na plataforma TikiWiki. Desde o começo, acreditávamos que se queríamos construir um movimento que se organizasse na Web, nossas ferramentas deveriam

blogoficialterceiro1

Site do Soylocoporti agora no formato wiki. Contribuição do desenho era de Marcello Guedes, associado fundador do Soylocoporti. A partir desde momento o Soylocoporti ganhava seu formato colaborativo que orienta a atuação do Soylocoporti hoje.

ser ricas de interatividade e com acesso amplo a quem quisesse contribuir. Depois de passar quase dois anos como um Wiki (depois ainda na plataforma MediaWiki), o Soylocoporti passou por uma ampla reformulação e experimentou o até então pouco conhecido WordPress-MU. Seu diferencial era que as pessoas poderiam ter seus Blogs pessoais integrados numa rede maior. Ou seja, as pessoas dentro do Soylocoporti poderiam passar a ter uma identidade própria dentro de um coletivo maior.

blogofical_segundo

Desenho do Blog oficial do Soylocoporti na sua primeira implementação na atual plataforma: o Software Livre WordPress-MU.

Esta é a plataforma que está até hoje. Seu último desenho foi concebido em parceria com a empresa Ethymos Soluções Web, que contribui de maneira militante.  O Soylocoporti agrupa 64 Blogs de contribuidores de diversas partes da América Latina.

Tags: , ,

2 Responses to “Histórico do Portal Soylocoporti”

Leave a Reply