Cultura livre: a experiência dos pontos de cultura

Comunidades quilombolas, software livre, articulação em rede dos pontos de cultura, registro da tradição oral, artesanato. Tudo isso foi discutido, pensado e debatido na oficina organizada pelo Coletivo Soylocoporti nesta quinta-feira (29), no FSM 2009.

Reuniao com os Pontos de Cultura

Reuniao com os Pontos de Cultura

Com o objetivo de discutir as políticas públicas de cultura e intercambiar conhecimentos, a atividade permitiu uma ampla troca entre os participantes, evidenciando a necessidade de organização em rede. Cerca de 30 pessoas compareceram, algumas já envolvidas com Pontos e Pontões de Cultura e outras querendo saber como produzir, documentar e divulgar as expressões artísticas.

A diversidade das experiências pode ser sentida pelo relato dos participantes, indo desde a vivência dos associados da ViraMinas, que catalogou e registrou os saberes de toda uma comunidade no interior mineiro, até a experiência do Ponto de Cultura de Cerâmica de Rosário, onde está se fazendo um trabalho pela valorização do artesanato local.

Além disso, o secretário de Programas e Projetos Culturais do MinC, Célio Turino, em passagem pela atividade destacou que os pontos de cultura e de mídia livre podem ser considerados uma política pública construtivista, na medida em que as realizações são resultado dos diferentes olhares presentes na sociedade. “A sociedade é fluida. Ninguém observa o mesmo rio, ele é diferente para cada um de nós. E ninguém entra no mesmo rio, pois ao entrar ele já se transforma. É fundamental, portanto, possibilitar a pluralidade”, afirmou.

Ao fim da atividade, ficou pré-agendada uma reunião entre os Pontões de Cultura do sul do Brasil, numa tentativa de organizar e coordenar as iniciativas. Os Pontões Kuai Tema (PR), Ganesh (SC) e Minuano (RS) devem se encontrar no dia 31 de janeiro.

3 Responses to “Cultura livre: a experiência dos pontos de cultura”

  1. Érico disse:

    É isso aí galera!!!
    Vamos nos integrar aos demais pontões de cultura do sul do Brasil, entender suas realidades e aprender com os trabalhos já realizados!!!
    Missão cumprida!!!
    abs,

  2. Paulo disse:

    Moçada do Soyloco,

    Parabéns pela iniciativa do Fórum. O debate de vcs foi realmente produtivo e instigante. Valeu a pena ter ido.

    Um abraço
    Paulo Morais
    Viraminas Associação Cultural

  3. Rodrigo disse:

    Fala galera do soyloco,

    Parabéns pelo trabalho de vocês, foi muito bom poder ter participado do debate promovido no fórum, queria poder ter trocado mais experiências com a equipe, mas tabmbém estava trabalhandoo no fórum e depois quando os procurei no centro de mídias livres não os encontrei, mas agora com o site, espero que possamos manter contato, pra mim, o site vai ser parada obrigatória!!!

    Abraços, sucesso nessa jornada!!
    Rodrigo – Belém do Pará

Leave a Reply