Curitiba debate “Software livre e articulação em rede” no Software Freedom Day

O Software Freedom Day ou em português, Dia da Liberdade do Software é uma celebração mundial do Software Livre e de Código Aberto

O Software Freedom Day ou em português, Dia da Liberdade do Software é uma celebração mundial do Software Livre e de Código Aberto

Na semana em que a Prefeitura tenta resolver problemas com o código-fonte proprietário de seu banco de dados, Curitiba receberá, no sábado (21), o Software Freedom Day (SFD), evento mundial que promove o uso de Software Livre (SL) e o Código Aberto. Neste dia, a oficina proposta pelo coletivo Soylocoporti acontece logo às 11:00 com o tema “Software livre e articulações em rede”. A intenção é ampliar o debate sobre o desenvolvimento de tecnologias livres de alta demanda social e sua relação com coletivos, movimentos sociais, organizações, grupos e indivíduos organizados em rede.

Além das tecnologias de alta qualidade e de código aberto na educação, governos e outras redes, a pauta do SL abrange um novo arranjo produtivo baseado na colaboração em oposição à concorrência predatória. Por exemplo, a organização sem fins lucrativos Software Freedom International, que coordena o SFD globalmente, oferece suporte, brindes e a estrutura de rede, mas são os militantes locais que organizam o evento em suas cidades – de maneira muito parecida com o desenvolvimento de um software livre.

Convidamos a todos para participar e divulgar a discussão sobre a tecnologia enquanto processo humano e coletivo, desenvolvida a partir de demandas sociais reais.

Serviço
Palestra – Software livre e articulações em rede
Ministrante: João Paulo Mehl
11:00 – Auditório da FESP (R. Dr. Faivre, 141 – Centro)

Leave a Reply