Parte do coletivo Soylocoporti

Cultura, comunicação e integração latino-americana

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Cultura livre: a experiência dos pontos de cultura

Comunidades quilombolas, software livre, articulação em rede dos pontos de cultura, registro da tradição oral, artesanato. Tudo isso foi discutido, pensado e debatido na oficina organizada pelo Coletivo Soylocoporti nesta quinta-feira (29), no FSM 2009.

imga0837 230x129 Cultura livre: a experiência dos pontos de cultura

Reuniao com os Pontos de Cultura

Com o objetivo de discutir as políticas públicas de cultura e intercambiar conhecimentos, a atividade permitiu uma ampla troca entre os participantes, evidenciando a necessidade de organização em rede. Cerca de 30 pessoas compareceram, algumas já envolvidas com Pontos e Pontões de Cultura e outras querendo saber como produzir, documentar e divulgar as expressões artísticas.

A diversidade das experiências pode ser sentida pelo relato dos participantes, indo desde a vivência dos associados da ViraMinas, que catalogou e registrou os saberes de toda uma comunidade no interior mineiro, até a experiência do Ponto de Cultura de Cerâmica de Rosário, onde está se fazendo um trabalho pela valorização do artesanato local.

Além disso, o secretário de Programas e Projetos Culturais do MinC, Célio Turino, em passagem pela atividade destacou que os pontos de cultura e de mídia livre podem ser considerados uma política pública construtivista, na medida em que as realizações são resultado dos diferentes olhares presentes na sociedade. “A sociedade é fluida. Ninguém observa o mesmo rio, ele é diferente para cada um de nós. E ninguém entra no mesmo rio, pois ao entrar ele já se transforma. É fundamental, portanto, possibilitar a pluralidade”, afirmou.

Ao fim da atividade, ficou pré-agendada uma reunião entre os Pontões de Cultura do sul do Brasil, numa tentativa de organizar e coordenar as iniciativas. Os Pontões Kuai Tema (PR), Ganesh (SC) e Minuano (RS) devem se encontrar no dia 31 de janeiro.

share save 171 16 Cultura livre: a experiência dos pontos de cultura
3 comentários em “Cultura livre: a experiência dos pontos de cultura”
  1. É isso aí galera!!!
    Vamos nos integrar aos demais pontões de cultura do sul do Brasil, entender suas realidades e aprender com os trabalhos já realizados!!!
    Missão cumprida!!!
    abs,

  2. Moçada do Soyloco,

    Parabéns pela iniciativa do Fórum. O debate de vcs foi realmente produtivo e instigante. Valeu a pena ter ido.

    Um abraço
    Paulo Morais
    Viraminas Associação Cultural

  3. Fala galera do soyloco,

    Parabéns pelo trabalho de vocês, foi muito bom poder ter participado do debate promovido no fórum, queria poder ter trocado mais experiências com a equipe, mas tabmbém estava trabalhandoo no fórum e depois quando os procurei no centro de mídias livres não os encontrei, mas agora com o site, espero que possamos manter contato, pra mim, o site vai ser parada obrigatória!!!

    Abraços, sucesso nessa jornada!!
    Rodrigo – Belém do Pará

Deixe um comentário





Blog integrante da rede Soylocoporti